Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura 

No dia 25 de março, segunda-feira, o Palacete Provincial, um dos principais símbolos culturais de Manaus, celebra seus 15 anos de existência com uma programação especial aberta ao público, especialmente direcionada ao público estudantil, acadêmico e universitário.

Aline Santana, diretora do Departamento de Gestão de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, compartilhou emocionantes detalhes sobre as atividades planejadas para marcar esta data significativa para a cultura regional.

A programação foi meticulosamente elaborada para fornecer informações valiosas sobre o patrimônio material e imaterial presente no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, conhecida como Praça da Polícia. Dividida em duas partes, pela manhã (das 9h às 10h30) e à tarde (das 13h30 às 15h30), a programação será rica em aprendizado.

Durante a manhã, a equipe do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa liderará uma mesa redonda sobre o patrimônio imaterial, com a participação de colaboradores da secretaria e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), prometendo uma interação instrutiva e colaborativa.

À tarde, a programação continua com ênfase no patrimônio material, novamente com a participação de colaboradores do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da secretaria e um convidado especial do IPHAN. As atividades incluirão a presença de importantes atrações culturais, com Simone Ávila recepcionando o público pela manhã e o cantor Edilson Santana se apresentando à tarde.

O encerramento das celebrações será marcado por um tour guiado pela equipe do DPH pelas dependências do Palacete, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto áreas do prédio restauradas e modificadas para abrigar o Centro Cultural.

Fundado em 1874, o Palacete Provincial funcionou como Quartel da Polícia Militar do Amazonas por mais de 100 anos. Após um processo de restauração, foi reinaugurado em 2009, aberto para visitação pública e gratuita, recebendo visitantes interessados em explorar os acervos e coleções de arte dos museus, além de participar dos eventos culturais que ocorrem no local.

Com quatro museus em seu interior, incluindo o Museu da Imagem e do Som do Amazonas, o Museu Tiradentes da Polícia Militar, a Pinacoteca do Amazonas e o Museu de Numismática Bernardo Ramos, o Palacete oferece um ambiente propício para exposições temporárias e diversas atividades culturais.

Com uma programação de aniversário voltada para promover o conhecimento e a cultura, o Palacete Provincial continua a enriquecer a vida cultural da cidade, servindo como um espaço de encontro e inspiração para o público, mantendo vivo seu significativo legado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.