A cidade de Manaus está prestes a vivenciar a rica tapeçaria cultural do Festival Literário do Centro (Flic) pela segunda vez. O evento, que conta com o apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, terá início na próxima sexta-feira, 26 de abril, às 19h, no Centro Cultural Casarão de Ideias, localizado na rua Barroso, coração da cidade. A programação do festival, que é gratuita e se estende até domingo, 28 de abril, promete ser um celeiro de atividades que fomentam a literatura e a leitura.
O pontapé inicial será dado com a instalação ‘Uma Poética da Leitura’, que será apresentada na galeria do Casarão de Ideias. No sábado, 27 de abril, o espaço recebe Myriam Scotti para uma oficina sobre ‘Crônicas Literárias’ das 14h às 16h. Mais tarde, às 17h, figuras proeminentes do cenário literário, como Jarid Arraes, Amara Moira, Debora Barcelar e Sony Ferseck, participarão de uma roda de conversa intitulada ‘Reconfigurando As Narrativas’, com mediação de Jaúna Gordiano. A Livraria da Barroso, uma extensão do Casarão de Ideias, sediará lançamentos de obras a partir das 20h.
Segundo João Fernandes, diretor do CCCI e idealizador do Flic, a primeira edição do festival em 2023 atraiu mais de 8.500 visitantes, consolidando a demanda de Manaus por eventos literários. Fernandes destaca a importância do festival para incentivar a leitura, além de abrir espaço para novos autores e promover o intercâmbio cultural com profissionais de outros estados.
O encerramento do festival, no domingo, 28 de abril, transformará a rua Barroso num vibrante centro cultural a partir das 16h, com uma programação que inclui uma feira criativa e um espaço gastronômico. As mesas-redondas serão destaques do dia, começando às 16h30 com ‘A Escrita Sob a Ótica do Corpo Feminino’, seguida por ‘Literatura Brasileira Por Um Olhar Trans/Viado’ às 18h30, e ‘Festas Populares e Seu Registro Para A Literatura Brasileira’ às 20h.
Para coroar o festival, às 21h30, a banda Nação Bumbás e as levantadoras de toadas Márcia Siqueira e Mara Lima realizarão o espetáculo ‘Tem Festa no Terreiro: É Boi-Bumbá’, encerrando o Flic com uma celebração das tradições locais. Com sua programação diversificada e inclusiva, o Flic promete ser um evento imperdível para os amantes da literatura e da cultura brasileira.