Barcelos: cidade do peixe ornamental, conheça o lugar

A história da cidade de Barcelos teve início na Aldeia de Mariuá – construída pelo tuxaua Camandri, da nação Manau, à margem direita do Rio Negro. Fundada em 1728 com o nome de Missão de Nossa Senhora da Conceição de Mariuá (mari = grande; iuá = braço; significa, portanto, braço grande ou grande braço do Rio Negro) pelo Frei Carmelita Matias de São Boaventura, vindo do Rio Japurá.  É  construída a primeira capela, ainda de palha, que recebe o nome de Nossa Senhora da Conceição, logo em seguida o lugar ganha um hospital e um colégio. A missão progrediu rapidamente e aos Manau juntaram-se Barés, Banibas, Passés e Uerequenas, anos depois Frei Mathias é substituído por Frei José de Madalena.

A CIDADE

Barcelos é uma cidade banhada por um dos rios mais famosos do planeta, o rio Negro, apresenta um forte potencial para o desenvolvimento da atividade ecoturística e de pesca esportiva, no município está a maior concentração de Tucunarés da Amazônia. Soma-se ao fato a presença da rica cultura indígena Yanomami, que vem atraindo ecoturista de diversos lugares do mundo.

A formação geomorfológica associada à diversidade hidrogeográfica, rios de águas brancas e pretas, dão singularidade ao município permitindo a formação do maior arquipélago do mundo, de Mariuá, constituído por cerca de 700 ilhas e de inúmeras serras dentre elas do Aracá, onde se localiza a cachoeira do Eldorado com maior queda livre do Brasil. Este diferencial distingue o município de Barcelos em relação aos outros do pólo proporcionando o pleno êxito das atividades ecoturísticas e de pesca esportiva. Além da pesca esportiva, Barcelos possui uma infinidade de atrativos turísticos, como o Parque Nacional do Jaú, o Parque Estadual Serra do Aracá, a Cachoeira do El Dorado (queda d’água com quase 400m de altura), o Abismo Guy Collet (considerada a caverna mais profunda do Brasil), sem contar as centenas de belas praias que se formam em toda a extensão do município no verão amazônico.

Imagem divulgação prefeitura de Barcelos

Barcelos está localizada à margem direita do Rio Negro, a 401 km de Manaus, possui uma área territorial de 122.476 km², é o segundo maior município em extensão territorial do Brasil e está entre os maiores do mundo.

O artesanato local é outra opção ao turista que visita Barcelos, com influência  indígena, peças feitas de fibras regionais arumã, tucumã, buriti e piaçava, apresenta uma produção intensa de objetos como cestas, tapetes, peneiras e decoração doméstica. A população local também executa trabalhos manuais oriundo de pequenas peças de madeira e sementes de algumas árvores típicas da região. A produção ainda é muito incipiente e o que é produzido é vendido em lojas na cidade.

FESTA DO PEIXE”

O festival do peixe ornamental foi idealizado em 1994, com a finalidade de promover a cultura do Peixe ornamental, movimentar economicamente o município atraindo turistas a participar da festa e principalmente exaltar o caboclo piabeiro e sua luta diária nos rios da região..

A programação do festival envolve eventos no Centro cultural e Esportivo Mariuá, o Piabodromo, local onde acontece a disputa entre Acará-disco (cardume preto e amarelo) e Cardinal (cardume azul e vermelho),  as agremiações representam duas das espécies de peixes ornamentais mais exportadas da região. Música, dança, alegorias e artes cênicas, são elementos que compõe a disputa entre os peixes, que já protagonizaram o embate em 19 edições. O Festival do Peixe Ornamental de Barcelos acontece tradicionalmente todo último fim de semana de Janeiro.

Imagem divulgação prefeitura de Barcelos

FESTEJOS – Em meados do ano, na época junina, acontecem festas folclóricas, nas quais se destacam as danças de bois-bumbás e as quadrilhas. Os Arraiais também fazem parte da cultura barcelense, também conhecidos como festivais folclóricos, são festas de cunho religioso e viram atrativos de entretenimento na cidade, entre essas destacam-se os Festejos de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Barcelos (acontece entre 30 de Novembro e 8 de dezembro) e os Festejos de Santo Alberto, padroeiro do distrito de Carvoeiro, comunidade pertencente a região de Barcelos, que acontece entre 28 de Julho e 7 de Agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.