Turismo - 14 de março de 2025
Foto: Nathalie Torres/ Amazonastur

Amazonastur promove turismo do Amazonas em feira internacional de Lisboa

De quarta-feira (12/03) a domingo (16/03), o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), marcou presença na 35ª edição da Better Tourism Lisbon Travel (BTL), em Lisboa, considerada a maior feira de turismo de Portugal. Com 1,5 mil expositores de 85 países, o evento recebeu cerca de 80 mil visitantes e serviu […]

De quarta-feira (12/03) a domingo (16/03), o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), marcou presença na 35ª edição da Better Tourism Lisbon Travel (BTL), em Lisboa, considerada a maior feira de turismo de Portugal. Com 1,5 mil expositores de 85 países, o evento recebeu cerca de 80 mil visitantes e serviu como palco para promover o estado brasileiro como destino estratégico no mercado europeu.

A participação na BTL integrou a agenda de promoção internacional da Amazonastur em 2025, sendo a quinta feira do ano com o objetivo de divulgar a região internacionalmente. Para Ian Ribeiro, presidente da empresa, a iniciativa foi uma oportunidade para impulsionar a economia local. “O retorno do voo Lisboa-Manaus, operado pela TAP Air Portugal desde novembro, já aumentou o fluxo de turistas. Queremos transformar o turismo em uma matriz econômica, gerando renda e movimentando setores como hotelaria e comércio”, afirmou.

Portugal como porta de entrada para a Europa
Com 14 voos diretos para o Brasil, Portugal consolidou-se como o sétimo maior emissor de turistas para o país, segundo dados da Embratur. A reconexão aérea entre as capitais foi destacada como um trunfo para atrair europeus ao Amazonas. “Lisboa é uma janela para todo o continente. Estamos mostrando não só a Floresta Amazônica, mas experiências culturais, comunidades ribeirinhas e roteiros sustentáveis”, explicou Adelson Pacheco, assessor de Marketing da Amazonastur.

O estande do Amazonas chamou a atenção de operadoras como a portuguesa Carla Patricia, que anunciou seu retorno ao estado após 20 anos“Estou ansiosa para rever o Encontro das Águas e explorar novos atrativos que descobri aqui. Muita coisa deve ter mudado, e quero levar grupos para vivenciar essa transformação”, comentou a empresária, que planeja incluir o destino em seus pacotes.

Estratégia de internacionalização
Além de estabelecer parcerias com agências, a Amazonastur aproveitou a feira para divulgar roteiros inéditos e reforçar a imagem do Amazonas como um destino seguro e diversificado. A presença em eventos globais faz parte de uma estratégia para ampliar a visibilidade do estado, que já havia participado de outras quatro feiras em 2025.

“Cada participação nos coloca no radar dos principais operadores mundiais. É essencial para esclarecer dúvidas, apresentar infraestrutura e, principalmente, despertar interesse”, ressaltou Pacheco.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *