Manaus (AM) – A escritora amazonense, Leila Plácido, disponibilizou gratuitamente o acesso ao seu novo livro infantojuvenil, a fábula Apenas uma canoa nas noites de verão, para leitura online e download do arquivo nos formatos PDF e EPUB. Vencedor do edital Prêmio Mais Cultura 2021, de iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, a narrativa conta a história de Canoa, que tem a habilidade de se comunicar com os animais que a visitam à margem do rio.
Num cenário de pura magia, somos encantados e imersos na história contada por Canoa, que permanece viva mesmo após ter sido tirada de suas raízes pelo gentil ribeirinho, seu Chico, como uma dádiva da grande rainha da floresta, a árvore Sumaúma, que ainda lhe confere o dom de se comunicar com os animais.
Na narrativa, a escritora buscou abordar de modo sensível e lúdico temas como o estilo de vida dos ribeirinhos da região Norte, além de tratar da sustentabilidade e do cuidado para com a preservação da natureza. Canoa nos leva numa saga por sua vida desde que era uma sementinha, sob a terra úmida da floresta amazônica, até o momento em que passa a navegar pelos rios sob as remadas do seu Chico.
Além da fábula Apenas uma canoa nas noites de verão, Plácido é autora dos títulos Quase o Fim (2016), A menina que viajou o universo sem sair da cama (2020), Se um arco-íris toca numa gárgula (2020) e participou da coletânea de contos Encantarias (2020), do coletivo Visagem.
Para acesso ao livro, que conta com ilustrações originais da autora em aquarela tradicional, basta acessar o link https://msha.ke/a_leilaplacido que direciona para a biblioteca digital da autora, na qual se pode fazer a leitura online ou baixar o arquivo sem qualquer custo. Também é possível ouvir gratuitamente o audiobook do livro, que conta com produção, trilha sonora e narração do músico e produtor musical Werner Deimling, pelo Youtube no link: https://youtu.be/NJblIAVDwHM .
O lançamento do livro em formato impresso acontecerá em novembro, na capital amazonense, e para mais informações é só entrar em contato com a autora pelo seu perfil do Instragam, @sertraleila_ .