Cultura - 19 de maio de 2025

Documentário “Amazônia em Todas as Cores” será lançado no Teatro Amazonas

O documentário “Amazônia em Todas as Cores” será lançado nesta terça-feira (20) no Teatro Amazonas, com entrada gratuita. A obra celebra a trajetória de sete importantes artistas visuais da Amazônia, reconhecidos por suas contribuições à arte e à cultura da região. Com direção de Ana Cláudia Motta, o documentário homenageia Jair Jacqmont, Otoni Mesquita, Priscila […]

O documentário “Amazônia em Todas as Cores” será lançado nesta terça-feira (20) no Teatro Amazonas, com entrada gratuita. A obra celebra a trajetória de sete importantes artistas visuais da Amazônia, reconhecidos por suas contribuições à arte e à cultura da região.

Com direção de Ana Cláudia Motta, o documentário homenageia Jair Jacqmont, Otoni Mesquita, Priscila Pinto, Rui Machado, Jandr Reis, Cristovão Coutinho e Turenko Beça. Esses nomes são verdadeiros ícones da arte amazônida, com carreiras que vão de 30 a 61 anos dedicadas à produção, gestão cultural e à preservação da identidade amazônica.

A obra oferece um mergulho nas memórias, processos criativos e vivências dos artistas, revelando suas conexões com o universo amazônico e os contrastes que inspiram suas produções. São 75 minutos de duração, resultado de mais de 70 horas de gravação, divididas entre pré-entrevistas e entrevistas detalhadas.

Segundo a diretora Ana Cláudia Motta, o documentário é “uma celebração às potências artísticas da região e às suas contribuições para políticas públicas, formação de novos artistas e valorização dos bens culturais do Amazonas”.

Para Jair Jacqmont, a produção é “um evento grandioso na divulgação das artes do Amazonas”. Já Cristovão Coutinho ressalta a importância do projeto: “É uma forma de eternizar nossas histórias, nossos processos criativos e de preservar a memória das artes visuais no Amazonas”.

Onde assistir ao documentário “Amazônia em Todas as Cores”

Após a estreia, o documentário estará disponível gratuitamente no canal da Associação ArtBrasil no YouTube. A obra também será distribuída a bibliotecas, espaços culturais e instituições de ensino, fortalecendo o acesso à arte e à história cultural da região.

O projeto foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal via Ministério da Cultura, com apoio do Concurso-Prêmio Manaus Identidade Cultural, da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult e Concultura.

Se você se interessa por arte amazônica, cultura regional e artistas visuais do Brasil, esse documentário é imperdível. Salve a data e prestigie o lançamento no Teatro Amazonas!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *