Anori: saiba o significado do nome da cidade amazonense que completa 65 anos nesta quarta-feira (29)

O município de Anori, distante 195 km de Manaus, completa 65 anos de fundação nesta quarta-feira (29/12). Mas como surgiu o nome da cidade e o que significa? A reposta: tem a ver com a grande incidência de bichos de casco, da espécie tracajá, na origem do município. Explicamos melhor a curiosidade.

O nome de Anori vem da palavra indígena em Nheengatu, “Uanuri” ou “Wanury” regionalmente conhecida como “Ánory”, que significa “tracajá macho”, uma espécie de quelônio da Amazônia brasileira, de tom negro azulado e com manchas amarelas, que sempre puderam ser facilmente encontrados nos lagos da localidade.

Ainda de acordo com os registros na prefeitura da cidade, a história de Anori também é ligada ao município de Codajás, distante 240 km da capital. Em 31 de dezembro de 1943, foi criado, através do decreto estadual número 1186, o distrito de Anori, subordinado a administração de Codajás.

Somente treze anos depois, Anori foi elevado a categoria de município pela lei estadual nº 117, desmembrando-se de seu vizinho e formando o atual município. Ainda segundo os históricos de Anori, ao longo dos anos de existência, o município passou a ser fortemente conhecido no Amazonas, por realizar a “Festa da Laranja”, também devido à abundância do fruto nas terras do município.

O carnaval da cidade, com apenas duas escolas de samba (GRES Unidos da Móoca e GRES Verde Amarelo), além de tradicionais blocos de rua, passou a tornar a cidade ainda mais procurada por visitantes, ao longo dos anos de existência de Anori.

2021

No dia 11 de dezembro deste ano, a prefeitura de Anori, juntamente com o Departamento de Cultura, realizaram a abertura do “Natal das Luzes”, que aconteceu na praça Capitão Pedro Silva, no Centro da cidade. O evento contou com a presença de alguns personagens como Papai Noel, Minie e Mickey, além de dez apresentações de dança e da participação de inúmeras famílias anorienses que foram prestigiar o momento de lazer.

Um dia antes, no dia 10 dezembro, a prefeitura de Anori anunciou o cancelamento da tradicional “Festa da Cidade”, que ocorreria neste dia 29 de dezembro. O cancelamento ocorreu devido ao anúncio do surgimento da variante Ômicron. A festa de aniversário do município também sempre reuniu grande público de moradores e visitantes.

Também foi anunciado o cancelamento da festa de Réveillon, seguindo decreto do governo do estado. No entanto, o final do ano no município de Anori está sendo marcado pelo que o prefeito Régis Nazaré (Republicanos) chama de “maratona de obras”. O chefe do Executivo Municipal destaca várias ações que estão ocorrendo no município. Um dos programas em andamento é a pavimentação de concreto de mais de cinco quilômetros em ruas do município. “Ao todo, serão R$ 6 milhões investidos. O maior pacote de pavimentação da história de Anori”, adiantou ele, que tem como vice Raimundo Branco.

População – Os habitantes da cidade se chamam anorienses. Moradora antiga, a aposentada Francisca Cruz, de 82 anos de idade, criou onze filhos no município. “Não foi fácil, mas sempre tivemos oportunidades para levar a vida aqui no nosso município.”, relembra. Boa parte da população de Anori vive da agricultura e pesca. O município tem se destacado na produção do açaí, segundo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).

Já os serviços têm maior representatividade para a economia local.
O município contava com 21.010 habitantes no último censo. É vizinho dos municípios de Beruri, Anamã e Codajás, a maior cidade nos arredores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.