Cultura - 12 de maio de 2025
Foto: Leidy Amaral

Academia Amazonense de Letras elege novos imortais Lourenço Braga e Pedro Lindoso

A Academia Amazonense de Letras realizou no último sábado (10) uma das eleições mais concorridas de sua história recente, elegendo os escritores Lourenço dos Santos Pereira Braga e Pedro Daou Lindoso para as cadeiras nº 5 e nº 25, cujos patronos são, respectivamente, Araújo Filho e Araújo Lima. A eleição contou com a participação de […]

A Academia Amazonense de Letras realizou no último sábado (10) uma das eleições mais concorridas de sua história recente, elegendo os escritores Lourenço dos Santos Pereira Braga e Pedro Daou Lindoso para as cadeiras nº 5 e nº 25, cujos patronos são, respectivamente, Araújo Filho e Araújo Lima.

A eleição contou com a participação de 30 dos 34 acadêmicos aptos a votar, demonstrando o prestígio do processo. Ao todo, sete candidatos disputaram as vagas — três concorrendo à cadeira de Araújo Filho e quatro à de Araújo Lima. Todos com sólida trajetória no magistério, na literatura e na educação amazonense.

Cerimônia de votação.

A sessão, com voto secreto, foi conduzida pelo presidente da Academia, Aristóteles Alencar. Após a apuração, como manda a tradição, os votos foram incinerados. Os novos imortais agora definem a data de posse e escolhem, junto à presidência, o acadêmico que fará sua recepção oficial.

Além das cadeiras preenchidas, a Academia possui outras quatro vagas que poderão ser abertas em futuras eleições, conforme decisão da diretoria.

Conheça os novos imortais da AAL

Lourenço Braga, professor, advogado e procurador, foi o primeiro reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Reconhecido por sua oratória e vasta produção literária nas áreas jurídica e cultural, é cronista semanal em portais de Manaus e membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA). Assume a cadeira anteriormente ocupada por André Araújo e, antes dele, por Márcio Souza.

Pedro Lindoso, advogado com atuação em ministérios em Brasília, tem forte presença como cronista e escritor de literatura infantil. É articulista em jornal de Manaus e membro da Academia Maçônica e do Instituto Histórico. Ele ocupa a cadeira antes pertencente a José Lindoso e Almir Diniz, ambos ícones da poesia e do jornalismo amazonense.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *