Destaques da vez - 24 de janeiro de 2022

Conheça a cidade do Cristo Redentor do Amazonas, Rio Preto da Eva

Quem visita o estado do Amazonas precisa conhecer algumas cidades da região metropolitana. Alguns são bem populares como o caso de Presidente Figueiredo e Novo airão, mas outra cidade chama bastante atenção por suas praias incríveis, cachoeiras encantadoras e uma estátua do Cristo Redentor. O município de Rio Preto da Eva é um dos mais […]

Quem visita o estado do Amazonas precisa conhecer algumas cidades da região metropolitana. Alguns são bem populares como o caso de Presidente Figueiredo e Novo airão, mas outra cidade chama bastante atenção por suas praias incríveis, cachoeiras encantadoras e uma estátua do Cristo Redentor.

O município de Rio Preto da Eva é um dos mais novos do Estado do Amazonas, sendo emancipado em 1981. Possui população de aproximadamente 22 mil habitantes. Por ser próximo a Manaus (80 km), é um destino muito procurado pelos turistas que visitam o Amazonas para conhecer suas cachoeiras e rios próximos à cidade.

História

Em 12 de Abril de 1961, a colônia foi elevada à categoria de Município, sob o governo do professor Gilberto Mestrinho, com o nome de EVA, com sede em um sítio do mesmo nome, às margens do Rio Grande. No ano de 1962, os trabalhos de terraplenagem da rodovia em construção alcançaram 80 quilômetros de extensão e foram temporariamente suspensos, em função de um grande rio de águas escuras que impedia a passagem para a continuação das obras.

Com a notícia da abertura dessa rodovia, algumas famílias se interessaram em adquirir terras nas margens da mesma e começaram a se deslocar de Comunidades Ribeirinhas próximas como Rubim e Tiririca e até mesmo de Manaus em busca de melhorias de vida através da agricultura, originando naturalmente uma colônia.

De 1964 a 1981, Rio Preto da Eva se desenvolveu como colônia e, em 10 de dezembro de 1981, elevou-se a categoria de município, com o nome de Rio Preto da Eva. Esse nome veio em homenagem às águas escuras do rio que banha a localidade e desemboca no Paraná da Eva (primeira habitante de tal Paraná).

Curiosidade

O padre Dom Giuliano Frigeni, atual Bispo do município de Parintins realizou a primeira missa na colônia, ocasião em que o governador da época sugeriu que se construísse uma Casa de Oração, cuja planta foi feita pelo arquiteto Severiano Porto. O início da obra ficou sob a responsabilidade do senhor Luciano Batista Martins. Técnico da Secretaria de Produção Rural (SEPROR/AM) e Coordenador da colônia, que em forma de mutirão, utilizou mão-de-obra e madeira local chegando a envolver 150 pessoas de uma só vez para transportar, nos ombros, por oito quilômetros de estrada, uma única peça de aquariquara, utilizada na linha central do teto da Casa de Oração.

Essa igreja é uma atração turística da cidade, um dos grandes projetos do Arquiteto da Amazônia, ela faz parte de um mirante e frequentemente é usada em casamentos e outras celebrações

Outra curiosidade que chama bastante atenção é o Cristo Redentor que fica em uma parte mais alta da cidade, além de ser um ponto turístico é uma representação na qual, todos abençoados por cristo. Para acessar o monumento, não precisa pagar, a área é bastante iluminada e conta com uma praça de alimentação com vários quiosques.

TURISMO

As diversas cachoeiras e balneários públicos, além da proximidade com Manaus, fazem de Rio Preto da Eva um dos principais destinos de lazer dos moradores da capital. Entre os destaques está a cachoeira do Soval, com quatro metros de queda. 

Nas proximidades ficam as cascatas Tucumã e Nova, acessíveis por trilha – ambas, porém, estão em área militar e é necessário autorização para visitas. 
Já os balneários oferecem, além de banhos refrescantes, comodidades como estacionamento, restaurantes e banheiros. 
Entre as opções estão o Paraíso do Manu, com boa infraestrutura; Água Verde, um dos mais bonitos da região; e Recanto dos Buritis, às margens do Rio Preto da Eva.

Festeira, a cidade realiza animados eventos como o “Eva me leva”, que acontece no Carnaval; a Festa de São Pedro – padroeiro do município -, em junho; e a Feira da Laranja, na primeira quinzena de agosto.

  • O evento que levava o nome de Festa da Laranja não é mais realizado em Rio Preto da Eva. Agora, a cidade promove a Feira da Laranja, que também recebe uma programação extensa, incluindo shows musicais.

Fotos do Balneário Principal da cidade

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *