Cidades - 15 de maio de 2025

Bosque da Ciência: Um mergulho na Amazônia em plena Manaus

Em meio à agitação urbana de Manaus, existe um refúgio onde ciência, natureza e lazer convivem em perfeita harmonia. É o Bosque da Ciência, espaço criado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em 1995, e que se tornou o primeiro parque verde urbano da capital amazonense. Aberto ao público, o Bosque oferece uma […]

Em meio à agitação urbana de Manaus, existe um refúgio onde ciência, natureza e lazer convivem em perfeita harmonia. É o Bosque da Ciência, espaço criado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em 1995, e que se tornou o primeiro parque verde urbano da capital amazonense.

Aberto ao público, o Bosque oferece uma experiência única de conexão com a floresta amazônica, combinando aprendizado e contato direto com a biodiversidade local. São 130 mil metros quadrados de área preservada, uma verdadeira Área de Proteção Ambiental (APA) transformada em um laboratório a céu aberto.

Segundo Jorge Lobato, coordenador do Bosque, o espaço vai muito além de um simples passeio:

“O Bosque é local de se aprender, não é uma visita qualquer em um parque. É um local que você busca as curiosidades sobre o que o INPA faz. Cada trilha, atrativo natural, o próprio museu — que é a Casa da Ciência — demonstra muito conhecimento.”

A Casa da Ciência, uma das principais atrações do local, abriga exemplares fascinantes da fauna e flora amazônica, como insetos, répteis, peixes, predadores, e até esqueletos de animais, como o do peixe-boi — símbolo da Amazônia.

Entre as espécies vivas, os visitantes se encantam com as ariranhas, tracajás, o imponente jacaré-açu e, claro, o peixe-boi-da-Amazônia, que pode ser visto em um aquário de grandes proporções. O percurso por trilhas na mata permite uma imersão na floresta e no conhecimento científico de forma acessível e educativa.

Visitantes de todo o Brasil destacam a experiência como transformadora. A paulista Cláudia, de Campinas, está em sua terceira visita à cidade:

“Eu acho que aqui a gente vivencia a nossa cultura mesmo, essa convivência com a natureza, essa interação com o meio ambiente.”

Para a estudante Cleiliane, de 18 anos, a estrutura do local impressiona:

“A forma como ele é estruturado… imagina criar toda essa estrutura, fazer um espaço de visitação aberta, espaço de estudo.”

O Bosque da Ciência está localizado no bairro Petrópolis e funciona de terça a domingo, das 9h às 16h. A entrada é gratuita, mas é necessário agendamento prévio pelo site: bosque.inpa.gov.br.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *