Projeto estudantil em cidade do Amazonas muda trajetória de estudantes

O projeto “Protótipo de sistema anticovid-19 no ambiente escolar com sistema Arduino AC-19”, iniciativa que consiste na elaboração de dispositivos de robótica de combate à Covid-19, tem mudado a vida de estudantes da Escola Estadual (EE) Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital). Um deles é o aluno José Victor, de 17 anos, que ganhou uma bolsa de estágio em uma empresa multinacional dedicada à operação e manutenção de ativos de transmissão.

Os alunos desenvolveram dispositivos anti Covid-19 controlados por Arduino, sistema que pode interagir com o ambiente por meio de hardware/software e ser conectado a um computador ou rede para o recebimento e envio de dados.

“A experiência de trabalhar em projetos científicos tem me proporcionado inúmeros ganhos. Um deles foi a oportunidade de poder participar da seleção para uma vaga de estágio na Evoltz, uma multinacional com filiais fora do Brasil, e com certeza será apenas o início de uma vida profissional de sucesso”, avaliou o estudante.

O projeto ganhou destaque em vários programas nacionais, como o Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa global da Samsung que estimula os estudantes do Ensino Médio a desenvolver soluções para problemas locais por meio da ciência e da tecnologia, e o Programa Steam TechCamp Brasil, que incentiva ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (Steam).

O professor e orientador do projeto, Galileu Pires, conta que em muitos momentos os alunos que participaram da atividade não acreditavam que chegariam tão longe.

“No início, eles achavam que não teriam condições de desenvolver qualquer projeto relacionado a essa temática, mas aos poucos, quando eles foram aprendendo as atividades nas aulas de Física, Matemática, Química, e Biologia, começaram a ganhar confiança e foram desenvolvendo as suas aptidões nessa área. Hoje, com esse resultado, eles se sentem altamente confiantes e gratos por terem participado desde o início e ter tido perseverança em desenvolver projetos científicos”, pontua Galileu.

O professor e orientador do projeto, Galileu Pires

Inspiração – Segundo Pires, ao conseguir uma vaga de estágio na multinacional, o aluno José Victor passou a inspirar mais estudantes.

“Sem dúvida, ver um colega de sala de aula se destacando em uma renomada empresa estimula outros estudantes a permanecerem firmes nos estudos e na pesquisa científica”, finalizou o professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.