Turismo - 28 de fevereiro de 2025

Manaus e São Paulo são candidatas ao título de Cidades Criativas da Unesco

Capitais brasileiras concorrem nas categorias de Gastronomia e Cinema e podem integrar rede global de cidades que promovem o desenvolvimento sustentável por meio da cultura

As cidades de Manaus (AM) e São Paulo (SP) foram selecionadas como candidatas oficiais do Brasil à Rede de Cidades Criativas da Unesco, um programa global que reconhece municípios que impulsionam o desenvolvimento urbano sustentável por meio da cultura e da criatividade. A capital amazonense concorre na categoria Gastronomia, enquanto São Paulo disputa na categoria Cinema.

A seleção foi feita pelo Comitê de Seleção do Governo Federal, formado por representantes do Ministério da Cultura (MinC), Ministério do Turismo (Mtur) e a Comissão Nacional do Brasil para a Unesco (Ministério das Relações Exteriores). No total, 23 cidades brasileiras apresentaram candidatura, mas apenas duas poderiam ser indicadas para a etapa internacional.

O caminho até a Unesco

Com a seleção nacional, Manaus e São Paulo receberam uma carta de endosso do governo brasileiro, um documento essencial para que possam formalizar suas candidaturas na plataforma da Unesco até o dia 3 de março. Se aprovadas, as capitais se juntarão a um grupo de 14 cidades brasileiras já reconhecidas na rede, como Belém e Paraty (Gastronomia), Santos e Penedo (Cinema), Recife e Salvador (Música), entre outras.

Atualmente, o Brasil tem um papel de destaque na Rede de Cidades Criativas, ficando atrás apenas da China e empatado com a Itália em número de cidades participantes. O reconhecimento reflete o fortalecimento das políticas públicas voltadas à economia criativa e ao desenvolvimento sustentável no país.

Critérios de seleção

A escolha das cidades brasileiras seguiu diretrizes da Unesco e da Política Nacional de Economia Criativa. Entre os critérios considerados estão:

– Alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
– História e patrimônio cultural
– Sinergia com outras áreas criativas
– Viabilidade financeira dos projetos
– Capacidade de engajamento na Rede e fortalecimento do setor criativo local
– Comprometimento das autoridades municipais com a candidatura

Além disso, o processo de seleção levou em conta o equilíbrio regional e o potencial de cada cidade para atuar em rede, promovendo ecossistemas criativos locais e regionais.

Agora, Manaus e São Paulo aguardam a análise da Unesco, que divulgará os novos integrantes da Rede de Cidades Criativas ainda este ano.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *