Um cafezinho preto quentinho combina com o quê? No Pará, tem gente que não abre mão do pão careca, outros adoram uma pupunha. Uma padaria da capital resolveu fazer o casamento desses dois: um pão de pupunha! A ideia foi do empresário Raphael Nogueira, que já trabalhou numa fábrica onde desenvolvia produtos novos a partir de ingredientes regionais.
Ingredientes
- 200 gramas de pupunha cozida
- 1kg de farinha de trigo que aqui já tá misturada com 50g de sal
- 250 gramas de açúcar
- 200 ml de leite líquido integral
- 10 ovos
- 150 gramas de manteiga
- 50 gramas de fermento biológico seco
- 300 ml de água gelada
- Gergelim a gosto
- Corante em pó amarelo, que pode ser encontrado em casa de panificação
Preparo
Como o Raphael produz em grande escala, ele usa uma máquina industrial, mas dá pra fazer na mão ou em uma batedeira pequena que bata pão, que é a batedeira comum com aquele gancho pra massa. Pode fazer na mão também só vai demorar um pouco mais, umas meia hora.
Para começar é só colocar quase todos os ingredientes na vasilha: a farinha misturada com sal, ovos, açúcar, leite, pupunha, corante e a manteiga. Quando começar a bater, adicione o fermento aos poucos e por último a água e deixe sovando até ela ficar no ponto de véu, que a gente estica e ela não rasga.
Massa pronta é só untar as mãos com um pouco de óleo de cozinha e fazer bolinhas, colocar o gergelim por cima e forma. Em casa, as pessoas podem colocar numa assadeira e deixar num local abafado por mais ou menos quatro horas.
São quatro horas de descanso para o pão ficar fofinho e crescer! Acabou o descanso, hora de ir pro forno. Pode assar no forno convencional. Prontinho, o pão saí quentinho e com gostinho de pupunha.
Foto: Reprodução