Gastronomia - 27 de dezembro de 2021

Conheça alguns pratos típicos da cozinha amazonense

A culinária do Amazonas pode ser considerada a cozinha mais nacional de todos os pratos brasileiros. Reúne a tradição local dos indígenas, enriquecida com criações europeias e africanas, além de componentes levados pelos imigrantes japoneses, libaneses, italianos, entre outros. Conheça algumas comidas bastante tradicionais em nossa região: TAPIOCA COM TUCUMÃ: A tapioca é extraída da […]

A culinária do Amazonas pode ser considerada a cozinha mais nacional de todos os pratos brasileiros. Reúne a tradição local dos indígenas, enriquecida com criações europeias e africanas, além de componentes levados pelos imigrantes japoneses, libaneses, italianos, entre outros.


Conheça algumas comidas bastante tradicionais em nossa região:

TAPIOCA COM TUCUMÃ:

A tapioca é extraída da mandioca, usualmente preparada em forma granulada. Trata-se do ingrediente principal de algumas iguarias típicas do Brasil. Em Manaus é tradicionalmente consumida com recheio de Tucumã, fruto de uma palmeira amazônica, de polpa grudenta e fribrosa , é riquíssima em vitamina A. O Tucumã possui também alto valor energético.

Foto: Divulgação

TACACÁ:

Caldo feito com a goma da mandioca, camarões e tucupi é temperado com alho, sal, pimenta e salsinha, a que se adiciona jambu, erva com a propriedade de provocar sensação de formigamento na boca.

Foto: Divulgação

TAMBAQUI ASSADO:

É a principal espécie amazônica. De carne bastante saborosa rica em proteínas e sais minerais. A parte mais nobre desse peixe são as costeletas que podem ser preparadas grelhadas ou assadas.

Foto: Divulgação

CALDEIRADA DE TAMBAQUI:

A caldeirada de Tambaqui é um prato típico da região, feita com o peixe em postas, temperos, ovos, azeite e tucupi.

Foto: Divulgação

Entre outros pratos, como: Tucupi, Farinha de Uarini, Carne de tartaruga e Banana frita.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *