Projetos nas áreas de ecoturismo, biotecnologia e alimentos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), estão em exposição, nesta sexta-feira (20/9), durante o segundo dia da Feira do Empreendedor do Sebrae Amazonas. O evento ocorre no Sesi-Clube do Trabalhador, no bairro São José, zona Leste de Manaus, das 13h às 21h.
A Fapeam participa da ação com três estandes localizados nos eixos inovação e sustentabilidade. Entre os projetos está a “Biotecnologia 4.0: biofábricas de mudas in vitro”, que é apoiado pela Fundação, via Programa Inova Amazônia-Módulo Tração, Chamada Pública 001/2023, da Magnus Amazônia. A empresa utiliza a biotecnologia 4.0 para a produção de mudas mais saudáveis e uniformes em larga escala.
Segundo o coordenador do trabalho, Daniel da Silva, a partir de técnicas avançadas de micropropagação e regeneração in vitro, é possível atender à crescente demanda por mudas de qualidade para os setores agroflorestal, ornamental e medicinal. “Nosso foco é proporcionar soluções inovadoras para o mercado de bioeconomia na Amazônia, gerando emprego, renda e impulsionando a sustentabilidade das cadeias produtivas”, acrescentou.
Na área de ecoturismo, a Fapeam levou o projeto “Uika – Modelo de Tração para Operadora de Ecoturismo na Amazônia”, também amparado pelo Inova Amazônia, que consiste numa agência de turismo virtual especializada em experiências na Amazônia e turismo comunitário, que tem o objetivo de desenvolver estratégias de tração para potencializar o crescimento e a competitividade da empresa de ecoturismo e economia criativa na Amazônia, alinhando-as às demandas da era digital, às mudanças climáticas e aos princípios de sustentabilidade.
“A gente está focado em fazer a floresta valer mais em pé e como é que a gente faz? A gente desenha algumas experiências que conectam comunidades tradicionais, empreendedoras de economia criativa e participamos ativamente do desenvolvimento e na co-criação não somente de roteiros, mas de turismo responsável com essas duas pontas”, disse Camila Couto Matos, reforçando que a iniciativa busca apresentar uma nova visão sobre a Amazônia.
No segmento de alimentos, o projeto “Amazônia Smart Food”, apoiado também pelo Programa Inova Amazônia-Módulo Tração, trabalha no desenvolvimento de proteína vegetal de base amazônica, sob a coordenação da empreendedora Pricila Rodrigues Almeida.
Entre os produtos estão hambúrgueres de tucumã, assim como almôndegas, linguiças e hambúrgueres de açaí, com mais proteína do que os similares feitos com carne, 100% natural.
“Participar da feira traz visibilidade aos nossos produtos, das inovações que estamos trazendo para a Amazônia Smartfood e dar conhecimento público ao trabalho que estamos desenvolvendo”, informou Pricila.
Feira do Empreendedor
Com o tema “Conectando a Amazônia ao Futuro – Negócios Sustentáveis & Inovação”, Manaus sedia a maior feira de empreendedorismo do Brasil. O evento segue até este sábado (21/9), das 13h às 21h.
São mais de 100 expositores, talks com os maiores especialistas do mercado nacional e regional, feiras de negócios, oficinas e oportunidades únicas para quem sonha em empreender ou já empreende.
Fotos: Ayrton Lopes- Fapeam