Biblioteca Pública do Amazonas é uma viagem pela Europa clássica

Obras raras, periódicos antigos, material acadêmico extenso, além de ser um dos lugares mais belos do Centro de Manaus onde você pode visitar para estudar. Isso tudo você encontra na Biblioteca Pública do Amazonas, localizada na Rua Barroso, esquina com a Avenida Sete de Setembro. O edifício-sede da biblioteca foi construído no período de 1904 e 1912, e, desde lá, coleciona muitos fatos marcantes, como o incêndio que quase o destruiu, em 1945. Reconstruído dois anos depois, o lugar recebeu uma restauração parcial em 1985 e uma mais completa em 2013, quando abriu novamente ao público.

No térreo, você pode encontrar o balcão de atendimentos ao cliente e ver a famosa escadaria principal em arco aberto em ferro trabalhado, que foi encomendada da cidade de Glasgow, na Escócia. Dois salões se encontram no primeiro andar: Genesino Braga e Thalia Phedra Borges dos Santos. No primeiro, o visitante pode encontrar um acervo de 32 mil obras de obras raras e amazônicas para consulta. Já no segundo, o estudante pode encontrar cerca de 35 mil volumes dos mais variados temas para pesquisa, além de um lugar confortável para ler e estudar.

No segundo andar, a Biblioteca Pública encanta pela arquitetura. No teto, estão esculpidos os rostos de quatro famosas figuras representando as artes e letras: o jurista Teixeira de Freitas, o romancista Antônio Gonçalves Dias, o maestro Antônio Carlos Gomes e Johannes Gutemberg, criador da imprensa. Ao centro do hall superior, um quadro belíssimo chama a atenção dos visitantes: “A Redempção do Amazonas”, de Aurélio de Figueiredo. A obra fala da abolição da escravatura no Amazonas tem dimensão de 6,65m x 3,65m.

Mais dois salões se encontram no segundo andar. No Salão Lourenço Pessoa é possível encontrar uma coleção de mais 30 mil jornais, que datam até 1886 e que podem ser consultados. Também no segundo andar, há o salão Maria Luiza de Magalhães Cordeiro onde está a Gibiteca, com uma variedade de quadrinhos infantojuvenis, e o Telecentro, onde o visitante pode usar a internet para estudos.

Confira Imagens do Local:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.