13 de julho é comemorado o dia mundial do Rock. Esta data é uma homenagem ao estilo musical do Rock n’ Roll, que revolucionou a música e o comportamento social da juventude na segunda metade do século XX. E Manaus não ficará de fora das comemorações. Trouxemos os maiores eventos que irão balançar a quinta-feira manauara. Confira:
PORÃO DO ALEMÃO
Na zona oeste, o Porão do Alemão Rock bar vai comorar a data de uma forma especial. O bar estará celebrando seus 25 anos de funcionamento com um grande evento que contará com atrações locais e a atração nacional Digão, vocalista d’Os Raimundos, banda que faz sucesso desde a década de 90.
O CONDADO BAR
Na zona Centro-Oeste, as comemorações já começam quarta-feira (12) com apresentações de bandas autorais no Bar Condado, localizado na avenida Desembargador João Machado, bairro Alvorada. O evento se estende até sexta-feira (14), e a entrada será gratuita. O evento vai começar às 17 horas e vai até o outro dia.
CASA DE PRAIA ZEZINHO CORREA
A Prefeitura de Manaus, por meio da Semtepi, promove, nesta quinta-feira, uma programação especial na casa de praia Zezinho Corrêa, localizada no complexo turístico da Ponta Negra, zona Oeste.
A celebração inicia a partir das 18h, com a apresentação da banda de hard rock e heavy metal Strangers; o grupo de rock bumbá Essence e a banda de pop rock Official 80. Já às 20h, a banda cover The Beatles, oficial do Brasil, faz uma apresentação especial, relembrando os principais sucessos da banda britânica.
“É mais uma programação completa, que vamos promover na casa de praia Zezinho Corrêa. Esse espaço, que está ativo há mais de dois meses, já está se consolidando como um importante marco para o turismo, cultura e empreendedorismo para a nossa cidade”, destacou o titular da Semtepi, Radyr Júnior.
Além das apresentações desta quinta-feira, a Ponta Negra recebe atrações especiais regionais e nacionais neste final de semana, que serão anunciadas nos próximos dias.
CENTRO DE MANAUS
Já no Centro de Manaus, os amantes do bom e velho rock n’ roll poderão se reunir e comemorar o dia na praça do Congresso, lugar já conhecido pelas manifestações culturais, principalmente as dedicadas aos roqueiros.
O evento que conta com a apresentação de mais de 14 bandas locais, sendo covers e autorais, começa a partir das 13 horas e a entrada será um quilo de alimento não perecível. Uma das presentes na ‘line-up’ será a banda de metal amazonense ‘Jarakillers’.
ZONA LESTE
Na zona leste da cidade, as comemorações ficarão por conta de bandas coveres e autorais como Olhos Imaculados, Conexão Zona Norte, Lepecidy, Fetos Inocentes, entre outras, e acontecerá na Praça Parque da Juventude Mascarenhas, localizado na avenida Autaz Mirim, bairro São José. O evento começa a partir das 14 horas.
Origem do Dia Mundial do Rock
Em 13 de julho de 1985, houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (Estados Unidos).
O objetivo principal era conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e a fome na Etiópia.
O evento contou com a presença de artistas e grupos de rock renomados da época. Alguns deles: The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou na Inglaterra e nos EUA), Eric Clapton, Black Sabbath.
O show foi transmitido ao vivo para diversos países. Na ocasião, o cantor e baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrando como Dia Mundial do Rock.