
Biblioteca João Bosco Pantoja destaca legado e cultura no centro de Manaus
Nesta quarta-feira, 9 de abril, Dia Nacional da Biblioteca, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), convida a população a redescobrir a Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, um dos maiores símbolos da cultura e da educação no coração do centro histórico de Manaus. Um espaço com […]
Nesta quarta-feira, 9 de abril, Dia Nacional da Biblioteca, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), convida a população a redescobrir a Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, um dos maiores símbolos da cultura e da educação no coração do centro histórico de Manaus.
Um espaço com mais de 60 anos de incentivo à leitura
Com mais de 36 mil livros no acervo, a Biblioteca João Bosco Pantoja é referência em promoção da leitura, pesquisa acadêmica e produção literária regional. Fundada oficialmente em 1964 e reaberta em 1997 após reformas, o espaço segue firme como um pilar do acesso democrático ao conhecimento.
“A Biblioteca João Bosco é um símbolo do nosso compromisso com a educação, a valorização da literatura e o fortalecimento da cultura amazonense”, afirma Jender Lobato, diretor-presidente da Manauscult.
Homenagem a um ícone intelectual do Amazonas
A biblioteca leva o nome de João Bosco Pantoja Evangelista, professor, poeta e jornalista que marcou a história como fundador do Clube da Madrugada e da UBE/AM (União Brasileira de Escritores – Seção Amazonas). Sua atuação sempre destacou a literatura como ferramenta de transformação social.
Um prédio histórico que fez parte da vida dos manauaras
O edifício onde funciona a biblioteca tem valor histórico e afetivo. Construído em 1908 para abrigar a Liverpool School of Tropical Medicine, o local se transformou nas décadas de 1970 e 1980 na famosa sorveteria e bar Pinguim, ponto de encontro de jovens e estudantes da época. Após a desapropriação em 1995, o prédio foi restaurado e reaberto como biblioteca em 1997. Entre 2019 e 2020, passou por nova restauração, sendo reinaugurado em 2020 e reaberto ao público em julho de 2021.
Estrutura moderna, acessível e cheia de cultura
A biblioteca oferece:
-
Empréstimo de livros e consulta local
-
Espaço infantil e salas para estudo individual ou em grupo
-
Wi-Fi gratuito e cabines com computadores
-
Sala de projeção para eventos e oficinas
-
Acessibilidade com elevador e piso tátil
Com um acervo que abrange literatura geral, infantojuvenil, multimeios e temas amazônicos, o espaço atende leitores, estudantes, pesquisadores e escritores.
Visite a Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista
📍 Endereço: Rua Monsenhor Coutinho, 529 – Centro de Manaus, em frente à Praça do Congresso
🕘 Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
📞 Contato: (92) 3215-4615
📧 E-mail: bibliotecajoaobosco@gmail.com
🎫 Entrada gratuita, com cadastro feito na recepção
Deixe um comentário