A banda Alderia lançou em todas as plataformas digitais, no último domingo, dia 1º de maio, a música “Ralé Brasileira” e o clipe, primeiro single do disco que leva o mesmo nome. ‘Ralé Brasileira’ é uma canção de rock alternativo com uma forte levada percussiva e vocais em coro. O compositor da letra, Zé Cardoso, afirma que a música é um chamado.
“Vivemos um triste momento em nosso país, onde a classe trabalhadora, negros, povos indígenas, mulheres e pessoas LGBTQIA+ são sistematicamente oprimidos. Por isso, esperamos que a mensagem da canção reverbere pelas gargantas e que desperte o sentimento tão necessário de luta nesse momento de crise”, explicou o compositor.
Segundo ele, o nome da música é uma homenagem à obra do sociólogo Jessé Souza de mesmo nome, que debate a formação da sociedade brasileira por meio da opressão às populações das periferias.
Para o lançamento também foi produzido um clipe de animação desenvolvido pelos animadores Otávio Tersi e Edgar Costa (https://bit.ly/3kwu0n0). “O objetivo do clipe é mostrar que estas populações mais atacadas e minorias também podem enxergar a luz no fim do túnel, e se rebelar contra as injustiças”, afirma Otávio.
A banda
Formada em 2016 por músicos dissidentes de outras bandas amazonenses de destaque, como Luneta Mágica e Supercolisor, o grupo já é responsável pelo lançamento de um EP chamado “Banho”. A Alderia é atualmente composta por Zé Cardoso (voz e guitarra), Diego Gonçalves (voz, guitarra e teclados), Mauro Lima (baixo) e Matheus Simões (bateria).
O guitarrista Diego Gonçalves antecipa outras novidades. “Estamos trabalhando na finalização do nosso novo disco, que também vai se chamar Ralé Brasileira e terá 11 faixas inéditas”.
Ainda de acordo com o guitarrista, o trabalho está sendo gravado pela própria banda, que ficará responsável não só pelas composições como pelo aspecto técnico da engenharia de som. O disco completo será lançado no segundo semestre deste ano e o clipe já está disponível no YouTube (https://bit.ly/3kwu0n0).
*Com informações da assessoria
Edição: Bruna Chagas