MANAUS-AM|Chegou ao fim, no domingo, 6, a primeira fase da etapa Manaus da Superliga Nacional C de Voleibol masculino, realizada no ginásio Renné Monteiro. apoiada por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), e da Federação Amazonense de Voleibol (FAV) e Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
A terceira e última rodada definiu a classificação final dos grupos A e B e, consequentemente, as equipes que seguirão adiante para as semifinais, vivas na luta pela única vaga na Superliga B de 2023. Nacional/Brasileiro (AM), Maximus/Nilton Lins (AM) e Central (PE) se juntaram ao Manaus Vôlei, que garantiu passagem antecipada no sábado, 5/11, totalizando três times da casa na reta final.
A competição terá sequência nesta segunda-feira, 7/11, com as semifinais entre Nacional/Brasileiro x Central e Manaus Vôlei x Maximus/Nilton Lins, que foram os dois melhores em suas respectivas chaves. O público em geral pode prestigiar as partidas de maneira gratuita, seja comparecendo ao Renné Monteiro ou assistindo a transmissão ao vivo no canal Vôlei Brasil, da CBV, no YouTube.
Maximus/Nilton Lins (AM) 3 x 0 Sarça (MT)
O Maximus/Nilton Lins precisava da vitória para seguir adiante, e alcançou em grande estilo, batendo o Sarça por 3 sets a 0 (parciais de 25/15, 25/17 e 25/22). O time chegou a duas vitórias e aos seis pontos na tabela de classificação, terminando na vice-liderança do grupo B.
Central (PE) 3 x 1 Alta Floresta (MT)
Na sequência, foi a vez do Central superar o Alta Floresta por 3 sets a 1 (parciais de 21/25, 25/16, 25/14 e 25/23) e ficar com a segunda vaga do grupo A. O time pernambucano fechou a primeira fase com seis pontos (duas vitórias e uma derrota) e será o único representante de fora do Amazonas nas semifinais da competição.
Nacional FC/Brasileiro (AM) 3 x 2 Apade (PA)
Em campanha consistente, o Nacional fez 3 sets a 2 (parciais de 25/23, 18/25, 25/21, 26/28 e 15/13) sobre o Apade e finalizou como primeiro colocado do grupo B, com sete pontos somados. O grupo obteve 100% de aproveitamento e confronto garantido contra o Central na semifinal.
O Apade buscou, mas acabou somando apenas uma vitória nos três jogos e deu adeus à competição, mas trouxe às quadras manauara bons valores, como o ponteiro Maicon Anchau, que aprovou a estada na cidade ao longo da disputa.
Manaus Vôlei (AM) 3 x 0 Santa Cruz (PE)
O Manaus Vôlei entrou em quadra com a primeira colocação do grupo A já assegurada, e aproveitou para dar minutagem e ritmo de jogo a alguns atletas do elenco, já pensando na fase semifinal. A equipe anfitriã mostrou força e venceu o Santa Cruz por 3 sets a 0 (com parciais de 25/16, 25/20 e 25/12).
Sem ter perdido nenhum set na primeira fase, o Manaus agora vira a página e chega com força para encarar um duelo local contra o Maximus/Nilton Lins. O Santa Cruz, por sua vez, se despediu da competição com três derrotas e vai voltar para casa mais cedo.
O capitão do Manaus Vôlei, Thiago Alves, celebrou a grande campanha que a equipe tem feito até aqui, projetou a reta final decisiva do torneio e aproveitou para ressaltar todo o trabalho realizado pela Prefeitura de Manaus na modalidade.
Classificação final
Grupo A
1º: Manaus Vôlei (AM) – 3 vitórias, 0 derrota, 9 pontos
2º: Central (PE) – 2 vitórias, 1 derrota, 6 pontos
3º: Alta Floresta (MT) – 1 vitória, 2 derrotas, 3 pontos
4º: Santa Cruz (PE) – 0 vitória, 3 derrotas, 0 ponto
Grupo B
1º: Nacional/Brasileiro (AM) – 3 vitórias, 0 derrota, 9 pontos
2º: Maximus/Nilton Lins (AM) – 2 vitórias, 1 derrota, 6 pontos
3º: Apade (PA) – 1 vitória, 2 derrotas, 3 pontos
4º: Sarça (MT) – 0 vitória, 3 derrotas, 0 ponto