
Semana Nacional de Museus tem início no Amazonas com foco em memórias e patrimônio cultural
O Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam) abriu oficialmente a 23ª Semana Nacional de Museus com uma programação especial que valoriza as memórias afetivas e o patrimônio cultural da região. A ação acontece no Centro Cultural Palacete Provincial, no centro de Manaus, e segue até o dia 17 de maio (exceto na […]
O Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam) abriu oficialmente a 23ª Semana Nacional de Museus com uma programação especial que valoriza as memórias afetivas e o patrimônio cultural da região. A ação acontece no Centro Cultural Palacete Provincial, no centro de Manaus, e segue até o dia 17 de maio (exceto na quarta-feira), das 9h às 15h.
Promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a programação inclui visitas mediadas, exposições audiovisuais e experiências imersivas que convidam o público a mergulhar na história da imagem e do som na Amazônia.
Logo na abertura, visitantes participaram da tradicional visita guiada ao acervo do Misam, conduzida por monitores de turismo. A atividade trouxe à tona memórias emocionantes, como relatou Alice Lorena, visitante que se emocionou ao lembrar do pai fotógrafo: “Foi uma experiência marcante ver equipamentos tão antigos, que me fizeram lembrar do trabalho do meu pai com câmeras fotográficas antigas.”
Um dos destaques da programação é a mostra “Meu Olhar sobre o Museu”, composta por vídeos curtos produzidos por estagiários do Departamento de Museus. A proposta, idealizada pelo gerente do Misam, Clóvis Neto, buscou valorizar o olhar sensível e pessoal de quem vivencia o dia a dia do espaço cultural.
“Quisemos mostrar o museu pelo ponto de vista humano, além da técnica — e o resultado foi emocionante”, afirmou Clóvis.
A Semana Nacional de Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), é realizada anualmente em todo o país com o objetivo de aproximar o público dos museus por meio de atividades educativas, culturais e ações de valorização do patrimônio histórico.
Deixe um comentário