Atrações - 12 de maio de 2025
Foto: Sandro Abecassis

Cileno e Johnny Jack celebram Bob Marley no Largo: “Plantei a semente do reggae em Manaus”

No último domingo, 11 de maio, o Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, foi palco de uma edição especial do tradicional evento em homenagem a Bob Marley, idealizado pelo músico Cileno. Realizado anualmente próximo à data de morte do ícone jamaicano, o evento reuniu centenas de pessoas e celebrou a força do reggae […]

No último domingo, 11 de maio, o Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, foi palco de uma edição especial do tradicional evento em homenagem a Bob Marley, idealizado pelo músico Cileno. Realizado anualmente próximo à data de morte do ícone jamaicano, o evento reuniu centenas de pessoas e celebrou a força do reggae manauara com apresentações de Cileno, da banda Johnny Jack Mesclado e convidados.

Figura central na consolidação do reggae na capital amazonense desde o final dos anos 1980, Cileno destacou sua trajetória no movimento e a importância da continuidade:

“Desde que plantei a semente do reggae aqui no fim dos anos 80, início dos anos 90, a cena passou a receber adeptos e músicos. Alguns foram embora, outros ficaram. Mas acredito que a maior consistência desse movimento sou eu e a Johnny Jack. Às vezes o reggae está em alta, outras vezes nem tanto, mas nunca perdeu seu espaço”, afirmou.

O artista também celebrou a parceria inédita com a Johnny Jack Mesclado no palco do Largo.

“Essa edição foi especial porque teve apoio da Secretaria de Economia Criativa do Estado e da Prefeitura de Manaus. E foi a primeira vez que realizamos juntos esse evento com a Johnny Jack”, destacou Cileno.

O evento reforça o reconhecimento da cena reggae em Manaus, que recentemente ganhou visibilidade com o lançamento do livro “Manaus-Babilônia e o Reggae da Periferia Zion”, de autoria do escritor Simão Pessoa. A obra, contemplada pela Lei Rouanet (PRONAC 240704), tem tiragem prevista de mil exemplares e narra a história do reggae na cidade, com ênfase no início da carreira de Cileno, além de abordar casas de shows, bandas e personagens importantes do gênero.

Cileno e Johnny Jack celebram Bob Marley no Largo: “Plantei a semente do reggae em Manaus”

“Hoje tenho esse reconhecimento, e o lançamento do livro do Simão é um exemplo disso. Ele fala bastante sobre minha trajetória e menciona que fui o primeiro artista a gravar uma música de reggae no Amazonas”, relembra Cileno, emocionado.

Para o artista, ser homenageado ainda em vida é um privilégio: “Os artistas precisam desse reconhecimento em vida. Eu me sinto privilegiado por estar recebendo isso do público.” Com mais de 30 anos de carreira, Cileno continua a atrair novas gerações de fãs, muitas vezes por influência dos pais que acompanharam sua trajetória desde o início.

“É interessante quando um adolescente me aborda e diz: ‘Meu pai falava muito bem de você’. Isso mostra que já estou atingindo a segunda ou terceira geração dentro do movimento reggae”, finaliza.

Johnny Jack Mesclado, uma parceria na regueira 

O baixista e fundador da banda Johnny Jack Mesclado, Frederico Paulus, relembrou que o músico Cileno já realizava o tradicional especial em homenagem a Bob Marley, e foi a partir disso que surgiu o convite para a banda participar da edição deste ano.

“Esse evento o Cileno já faz há bastante tempo. No início do ano, sugeri que fizéssemos juntos, e ele abraçou a ideia na hora”, contou Fred.

Embora Cileno e a Johnny Jack Mesclado já tenham dividido palcos e colaborações musicais ao longo dos anos, o show realizado neste domingo (12) marcou a primeira vez que os dois artistas se apresentaram juntos no Largo de São Sebastião, um dos espaços culturais mais emblemáticos de Manaus.

“É a nossa estreia aqui no Largo, e também a primeira vez dessa parceria nesse formato. Espero que seja a primeira de muitas”, destacou Fred.

Durante a apresentação, o músico também celebrou os 26 anos de trajetória da Johnny Jack Mesclado, e revelou novidades para os fãs: uma música inédita e um videoclipe estão a caminho.

“Estamos comemorando 26 anos de carreira, agora com um novo vocalista. A música já está pronta, e estamos finalizando o clipe pra galera curtir em breve”, adiantou.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *